10/09/2009

Subindo a Escada... (no que eu acredito?)

Uma vez uma pessoa me perguntou em que eu acreditava. Na hora eu não respondi nada significativo, ou mesmo coerente. Lembro da expressão de desapontamento velado que essa pessoa me devotou.

Existe uma expressão em francês: L’Esprit d’Escalier. O espírito da escada. Acho que não há palavra correspondente em nossa língua. É tipo, bom, as coisas inteligentes que a gente só pensa em dizer depois que se mandou. Todas as coisas bacanas que queria ter dito na hora.Então, eu estava subindo a escada aqui de casa e pensando:

Posso acreditar em coisas que são verdade e posso acreditar em coisas que não são verdade. E posso acreditar em coisas que ninguém sabe se são verdade ou não. Posso acreditar no Papai Noel, no coelhinho da Páscoa, na Marilyn Monroe, nos Beatles, no Elvis e em Shakespeare. Ouça bem... eu acredito que as pessoas evoluem, que o saber é infinito, que o mundo é comandado por cartéis secretos de banqueiros e que é visitado por alienígenas regularmente – uns legais, que se parecem com lêmures, e outros maldosos, que mutilam gado e querem nossa água e nossas mulheres. Acredito que o futuro é um saco e que é demais. Acredito que todos os políticos são uns canalhas sem princípios, mas ainda assim melhores que as outras alternativas. Acredito que sabonetes anti-bactericidas estão destruindo nossa resistência à sujeira e às doenças, de modo que algum dia todos seremos dizimados por uma gripe comum. Acredito que os maiores escritores do século passado foram Robert E. Howard, Tolkien, e John Steinbeck, e que jade é esperma de dragão cristalizado. Que numa vida passada eu fui um cavaleiro templário de um braço só que trocou a guerra por uma mulher, e que em outra eu me isolei numa floresta e morri de inanição perto de uma árvore de maçãs. Acho que o destino da humanidade está escrito nas estrelas, que o gosto dos doces era mesmo melhor quando eu era criança, que aerodinamicamente é impossível para uma abelha voar, que a luz é uma onda e uma partícula, que tem um gato em algum lugar dentro de uma caixa que está vivo e morto simultaneamente – apesar de que se não abrirem a caixa e alimentarem ele, o gato só estará morto de duas maneiras diferentes. Que o amor existe mesmo Que existem estrelas no universo bilhões de anos mais velhas que o próprio universo, que existem formas de vida imortais que sobreviveram a destruição do universo que veio antes do nosso. Acredito em um Deus pessoal que cuida de mim e que supervisiona tudo que eu faço, em um Deus impessoal que nem sabe que eu existo, que criou o universo e foi resolver seus próprios problemas. Acredito em um universo sem Deus, um universo de caos causal, em um passado tumultuado e pura sorte cega.

Em suma, eu acredito em tudo!...

E você no que acredita?

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. a cada texto uma nova surpresa e um novo sorriso de satisfação!
    ... aí vai minha resposta:
    Eu acredito é no instante! Sim, no instante!
    Minha mente é um aglomerado de idéias que mutam, permutam e/ou voltam à forma original; um emaranhado de palavras esperando função sintática; um trovão de sinapses falhando na compreensão. Isso tudo alterando, a cada momento, minha percepção de mundo, portanto o que acredito agora/hoje/essa semana provavelmente não se manterá. Kant sabiamente nos aconselhou a não tomarmos como invariável aquilo que se varia pelo esclarecimento. Mas, nesse instante, acredito em fadas!, em um mundo calmo, com ruas de chiclete, nuvens de algodao doce que podemos apanhar com o simples levantar da mao, acredito que todas as pessoas são igualmente dotadas de inteligencia, acredito na lua, acredito até na medicina!, acredito que tudo é possivel, acredito na verdade, acredito na cançao, na verdade na verdade mesmo eu acredito que a mente é uma viagem piscicodélica que só termina quando se cansa e decide-se dormir eternamente. EU ACREDITO EM PAPAI NOEL!!!



    ... passou o instante

    e já nao acredito em mais nada disso

    ...acho q também acredito em tudo!

    em suma, eu acredito é no paradoxo!

    ResponderExcluir
  3. No que eu acredito?!
    É engraçado que essa pergunta parece ser fácil de ser respondida,mas então por que justamente nos questionamentos mais simples nós não conseguimos responder sem titubear?!
    Mais engraçado que isso é que a maioria das pessoas têm sempre as respostas pros nossos questionamentos(leia-se problemas),como pode ser tão fácil pra elas,se ao menos estivessem em nosso lugar entenderia....
    Bom acho que acabei fugindo do foco em questão,mas voltando a pergunta...
    Eu vou parecer um tanto egoísta com o que vou dizer ,mas é que eu já passei da fase(idade) de me importar com a opinião alheia.Eu de uma vez por todas acredito em mim,na minha garra,que a cada dia que passa me dá mais força pra em meio a essa selva ,lutar e conseguir sobreviver sempre buscando a felicidade como meta....!!!

    ResponderExcluir